Tokyo time

quarta-feira, 1 de abril de 2009

de Abril...

A VERDADE SOBRE A MENTIRA

Existem várias versões que explicam a origem do dia. Uma delas, a mais famosa, conta que a lembrança da data começou quando a França começou a usar o calendário gregoriano e mudou a comemoração do Ano Novo, que costumava ser uma festa que durava uma semana, entre 25 de março e 1º de abril, no começo da primavera na Europa.
De acordo com o novo calendário, a comemoração deveria acontecer no dia 1º de janeiro a partir do ano de 1564. Esta decisão foi tomada pelo rei Carlos IX, da França, e depois foi seguida por outros países da Europa.
Alguns franceses ficaram revoltados com a mudança de data e continuaram comemorando a virada do ano em abril. Para gozar dessas pessoas, outros franceses mandavam-lhes presentes esquisitos e convites para festas que não aconteciam e a data ficou conhecida como o Dia da Mentira.
Esse costume se difundiu para a Inglaterra, duzentos anos depois, e então para todo o mundo.

Na Inglaterra, quem “cai em 1º de abril” é chamado de noodle (pateta). Na França, de poisson d’avril (peixe de abril); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril).

No Brasil, é chamado de "companheruf"...
 
BlogBlogs.Com.Br